Como emitir nota de devolução para clientes no Hiper Gestão

Atualizado: Out 29

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Nesse cenário, é quando um cliente realiza uma compra e, por algum motivo, deseja devolver o item adquirido. Ou seja, o produto que estava de posse do cliente voltará para a posse da empresa, sendo assim uma operação de entrada.


Principais razões para uma devolução de um cliente para a empresa:


⦁ Arrependimento de compra por parte do cliente; ⦁ Produto com algum defeito; ⦁ Desejo de troca por um tamanho ou cor diferente.



Realizando a devolução


Para realizar a operação de devolução e emitir a nota fiscal posteriormente, siga os seguintes passos:


Passo 01: No Hiper Gestão acesse a opção: Vendas > Devoluções de Vendas > Nova Devolução


Passo 02: Informe os dados da devolução e clique em salvar e liberar.


Passo 03: Acesse a devolução e clique na opção detalhes.


Passo 04: Selecione a opção "Emitir nota fiscal"


Passo 05: Nesta tela, algumas informações já vêm preenchidas, como o tipo de emissão, o tipo de operação, produtos e quantidade. Mas é necessário informar a série, o documento fiscal e a nota fiscal de referência.


Atente-se: a referência é a nota fiscal original de venda. Para emitir uma nota fiscal de devolução é necessário possuir um documento fiscal de referência.


Pronto, Nota Fiscal Emitida!